FESTIVAL

BEIRA! - Bienal de Experimentos Interculturais Radicados na América Latina

Vídeos

Release

Primeira edição do festival BEIRA! busca construir pontes entre diferentes artistas e territórios.

BEIRA! Uma sigla para “Bienal de Experimentos Interculturais Radicados na América-Latina" e também nome inspirado em Ariano Suassuna, escritor brasileiro, que diz que "ao redor do buraco tudo é beira". BEIRA! reúne os objetivos de jovens produtores culturais de abarcar grupos e artistas que estejam à margem, ou na "beira", da cena hegemônica. O núcleo foi criado para plantar a semente de um festival diverso que pretende construir um diálogo entre as várias áreas do saber de maneira horizontal, construindo um espaço de integração sobretudo entre os artistas da América-Latina. A primeira edição do festival acontece em março de 2021, entre os dias 13 e 21. A programação do festival é totalmente online e totalmente gratuita, contando com acessibilidade em LIBRAS.

BEIRA! primeira edição - festival online

Data do festival: entre os dias  19 e 28 de março de 2021

Chamamento: de 11 a 18 de fevereiro através do link: http://www.cultb.art.br/festival/1/

Você pode acessar o link completo através do site: 

Histórico do Festival

Primeiros passos da BEIRA!

A ideia da “Beira!” surgiu numa conversa entre dois jovens artistas independentes, Gabriel Pangonis e Carol Caldas, em um uber, no bate e volta entre os espetáculos da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) 2019.

Inflamados pelas trocas com outros artistas e produtores independentes durante a Estufa de Futuros, ação pedagógica da MITsp naquele ano, conduzida e proposta pela Cynthia Margareth, ficou muito forte o desejo de continuar essa vivência em comunidade que os festivais criam por algumas semanas. Durante os dias em que acontece um festival, a cidade toda respira cultura, a cidade implode suas fronteiras e transborda desejo de transformar, de poder olhar pra tudo com um olhar mais criativo, mais empático.

Atravessados por essa experiência e também pelos cursos de produção realizados na Sim! Cultura, sob a guiança generosa de Daniele Sampaio, nós nos juntamos a outras vozes para desenhar como esse sonho poderia ganhar vida.

Raiza Penteado, Luan Assunção e Luiza Marinho entraram no projeto com sede de construir bases bem firmes e somaram-se à ideia-semente de Carol Caldas e Gabriel Pangonis.

Cynthia Margareth voltou a nos inspirar com sua visão sobre produção colaborativa e tecitura de redes e comunidades, assumindo a Mentoria de Produção dessa primeira edição.

E assim, munidos de muitos braços e de muitas perspectivas, plurais mas fortes em suas singularidades, fomos contemplados pelo PROAC da Lei Aldir Blanc, edital que chegou para trazer oxigênio aos trabalhadores da cultura em um ano muito difícil.

Objetivos e Características

A BEIRA! parte de uma compreensão da cultura e de suas produções como diversas, sem o intuito de privilegiar uma determinada forma de arte. Para o festival a cultura é vista para além de sua importância estética, mas como ferramenta fundamental e transformadora de construção da realidade.

Essa é uma proposta que reúne os objetivos de jovens produtores culturais, sendo eles:

- Abarcar grupos, artistas, mestres e/ou mestras da cultura popular indígena e afro-brasileira que estejam à margem, ou na "beira", da cena hegemônica;

- Plantar a semente de um festival diverso que pretende construir um diálogo entre as várias áreas da cultura de maneira horizontal;

- Partir da diversidade cultural e da aceitação da pluralidade de experiências para ampliar os horizontes conhecidos;

- Construir um espaço de integração entre os artistas da América-Latina.

- Na Mostra de espetáculos, haverá uma categoria de Contemplados Proac Lab, onde o intuito é formar uma rede com os agentes culturais contemplados nos editais da Lei Aldir Blanc do estado de São Paulo. Ela também foi pensada para incluir uma das apresentações previstas nos respectivos projetos, possibilitando que elas aconteçam dentro da programação da bienal, construindo uma parceria que potencialize tanto a BEIRA! quanto a obra selecionada.

O que o festival busca?

A BEIRA! busca grupos, coletivos, povos e comunidades formados principalmente, por aqueles que se encontram à margem no campo das artes da cena e também por aqueles que perpetuam e praticam culturas historicamente invisibilizadas, que integrarão a programação de sua primeira edição. Excepcionalmente a edição de 2021 será realizada digitalmente através de diversas plataformas.

Mais informações sobre condição de participação estão detalhadas no chamamento. Em caso de Dúvidas encaminhe e-mail para duvidas@beira.art.br

Observação: Nossa intenção não é validar ou invalidar o pensamento do proponente. A curadoria e a produção apenas irão se nutrir das respostas como forma de conhecer muitas vozes e estudar quais pensamentos se complementam e que poderão construir uma mesa de diálogos plurais


Inscrições encerradas